Módulo 01

A CONTRIBUIÇÃO DA ÉTICA MARXISTA PARA A CRÍTICA AO CONSERVADORISMO
Parte 02: A contribuição da ética marxista para análise do conservadorismo
Ementa:Conservadorismo moderno, irracionalismo e a decadência ideológica do pensamento burguês. Concepção de conservadorismo e seus fundamentos sócio-históricos.
Crítica ao conservadorismo a partir dos fundamentos ontologia do ser social que balisam a ética marxista. Particularidade brasileira, cotidiano e desvalores.
Crítica ontológica ao racismo e patriarcado.

Eixo 01: Ontologia do ser social, genericidade humana, liberdade e a constituição dos valores.

Eixo 02: Sociabilidade burguesa e criação de valores/desvalores no cotidiano: racismo e patriarcado e as particularidades da realidade brasileira.

Eixo 03: Contribuições no enfrentamento ao conservadorismo.
Novos vídeos em breve!

Conteúdo Central do Módulo

Sociabilidade burguesa e cotidiano: racismo e patriarcado e as particularidades da realidade brasileira. Contribuições para o enfrentamento ao conservadorismo

Conteúdo complementar ao Módulo

A importância dos fundamentos ontológicos e filosóficos para a formação profissional em Serviço Social
Desafios éticos para o Serviço Social na atualidade

Filmes de Referência

Documentário BBC. Jornada Humana – Episódios As américas. Sinopse: A série de cinco episódios – The Incredible Human Journey – relata a gigantesca saga da migração dos humanos, vindos da África, rumo a uma colonização de todo o planeta. Finalizada em 2009, os dados são atualizados e bem estruturados, procurando mostrar os locais exatos onde foram achadas as evidências que comportam a explicação mais adequada para o grande quebra-cabeças que é a povoação dos diversos continentes. Os episódios foram organizados de forma a cobrir a migração pelos continentes e aproximar a narrativa de uma sequência histórica..
Enigma de Kaspar Hauser. É um filme alemão ocidental de 1974, um dos mais celebrados do diretor Werner Herzog. O trabalho, cujo título significa, em tradução literal, "cada um por si e Deus contra todos" narra a história de Kaspar Hauser, uma criança abandonada envolta em mistério, encontrada na Alemanha Ocidental do século XIX, com alegadas ligações à família real de Baden. O filme fez parte da competição para a Palma de Ouro no Festival de Cannes 1975, onde ganhou três prêmios..
Segunda-feira ao sol (2001). Sinpose: É um filme Itália, França, Espanha de 2002 dirigido por Fernando León de Aranoa.O desemprego é a explicitação perversa da situação-limite do trabalho na sociedade do capital. Traduz em dramas pessoais a condição perversa do agudo estranhamento da classe operária, expresso por meio do desemprego de longa duração. Os desempregados estão alienados até mesmo do sentido do tempo. A dimensão de gênero se apresenta de forma explícita: os personagens desempregados de Segunda-feira ao Sol são homens de meia-idade, no ápice de suas forças produtiva pessoal..
El empleo. Sinopse: é um filme-animação de curta-metragem argentino lançado em 2008. Criado pelo estúdio de animação argentino Opusbou, dirigido por Santiago Bou Grasso e escrito por Patricio Gabriel Plaza. Questiona as relações de trabalho modernas, na qual as pessoas são tratadas como objetos..
O fantasma da liberdade (1974). Sinopse: É um filme franco-italiano de 1974, do gênero comédia dramática, dirigido por Luis Buñuel. O filme divide-se em 14 capítulos unidos por uma personagem diferente. Não há uma narrativa em especial e sim situações surreais, que começam com o fantástico relato que se passou em Toledo, Espanha, em 1808.
O Cisne Negro (2010). É um filme americano dirigido por Darren Aronofsky. O enredo gira em torno de uma produção do balé dramático O Lago dos Cisnes, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, por uma companhia de prestígio da cidade de Nova Iorque. A produção exige uma bailarina para interpretar tanto o inocente e frágil Cisne Branco, para o qual a comprometida e perfeccionista Nina é a escolha perfeita, quanto o malicioso e sensual Cisne Negro, que são qualidades que se encaixam perfeitamente na recém chegada Lily. Nina é dominada por um sentimento de imensa pressão quando ela se vê competindo pelo papel, fazendo com que ela perca o senso da realidade e caia num pesadelo vivo..
O discreto charme da burguesia (1972). É um filme francês, italiano dirigido por Luis Buñuel com roteiro original de Jean-Claude Carrière. Um grupo de amigos da classe média/alta francesa pretende juntar-se para mais um jantar de convívio, mas tudo lhes corre mal..
A cor púrpura (1985). Filme Dirigido por Spielberg e adaptado pelo roteirista Menno Meyjes que transformaram o enredo original – uma série de cartas que a protagonista, Celie, escreve para a irmã e para Deus – em uma narrativa linear, permeada de elipses. O longa se baseia no livro de Alice Walker, um depoimento duro e comovente sobre a condição feminina entre os negros da Geórgia, na primeira metade do século passado..
Festa de Familia (1998). É um filme dano-sueco de 1998, do gênero comédia dramática, dirigido por Thomas Vinterberg, com roteiro dele e de Mogens Rukov. É uma homenagem ao movimento Dogma 95, criado por Thomas Vinterberg e Lars von Trier em 1995 e que estabelece um conjunto de dez regras ("the vow of chastity", ou, em português, "o voto de castidade"), para a realização cinematográfica..
Uma Odisséia no Espaço (1968). Produzido e Dirigido por Stanley Kubrik trata-se de uma ficção coescrito por Kubrick e Arthur C. Clarke baseado parcialmente no conto "The Sentinel" do próprio Clarke. Um romance de mesmo nome, escrito concomitantemente com o roteiro, foi publicada logo após o lançamento do filme.O filme lida com os elementos temáticos da evolução humana, existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. É notável por seu realismo científico, efeitos especiais pioneiros, imagens ambíguas que são abertas a ponto de se aproximarem do surrealismo, som no lugar de técnicas narrativas tradicionais e o uso mínimo de diálogo..
A classe Operária vai ao paraíso (1971). Um filme de Elio Petri que narra a vida de Lulu Massa um trabalhador exemplar, dedicado e admirado por seus chefes pelo trabalho bem feito, mas detestado pelos demais funcionários. Por conta dos baixos salários e das péssimas condições de trabalho, o sindicato decide entrar em greve, fazendo todos os operários da fábrica pararem. Lulu decide não se envolver com o movimento político até o momento em que sofre um acidente com uma das máquinas, o que lhe custa um dedo. Com o descaso de seus patrões com o acidente ele decide participar dos grupos revolucionários..
Eles não usam black-tie (1981). Um filme de Leon Hiszman Baseado na peça teatral de Gianfrancesco Guarnieri Sinopse: Ano de 1980, um dos últimos da ditadura militar no Brasil. Em São Paulo, a greve dos operários se prepara, dividindo os sindicalistas mais lúcidos e calculistas e os mais ansiosos e impulsivos. Ao mesmo tempo em que a luta se desenvolve, Tião -- filho de Otávio, sindicalista veterano marcado pela polícia -- e sua namorada, Maria, tomam a decisão de se casar. Temendo que lhe aconteça o mesmo que ao pai, Tião nem pensa em ficar do lado dos grevistas, hesitando mesmo em ficar do lado da empresa..
Os Jardins dos Finzi-contini (1970). É um filme teuto - italiano de 1970, dirigido por Vittorio De Sica. O roteiro é baeado em romance homônimo de Giorgio Bassani. O jardim dos Finzi-Contini, uma rica família de judeus italianos, é o último símbolo de resistência usado pela jovem Nicole contra as leis antijudaicas do regime fascista até que todos membros de sua família sejam presos..
Razão e sensibilidade (1995). Filme norte-americano dirigido por Ang Lee e escrito por Emma Thompson, com base no romance homônimo de Jane Austen, publicado em 1811. conta a história de Elinor e Marianne, duas irmãs em dificuldades financeiras e à procura do amor verdadeiro numa sociedade obcecada pelo status financeiro e social. Aprendendo a conviver com a realidade de ser mulher no século XIX, a reprimida e racional Elinor e a exuberante e sensível Marianne, mudam-se para o campo, onde encontram o amor de formas diferentes..
As horas. Sinopse - Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Rich..

Referência Bibliográfica Básica

Ontologia e Alienação

ALCANTARA, Norma (2014). Lukács: ontologia e alienação. São Paulo: Instituto Lukács.

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Ética e formação profissional em Serviço Social

CARDOSO, Priscila Fernanda Gonçalves (2017). Ética e formação profissional em Serviço Social: do conservadorismo à emancipação. Revista Katálysis, v. 20, n. 3, set./dez. 2017, (p. 325-334).

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Racismo e alienação uma aproximação à base ontológica da temática racial São Paulo

SILVA, Uelber B. (2012). Racismo e alienação uma aproximação à base ontológica da temática racial São Paulo: Instituto Lukács.

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Referência Bibliográfica Complementar Disponível

Ontologia, dever e valor em Lukács. ANDRADE, Mariana. (2016) Ontologia, dever e valor em Lukács. Maceió: Coletivo Veredas..
Reflexões sobre liberdade e (in)tolerância. BARROCO, Maria Lucia S (2014) Reflexões sobre liberdade e (in)tolerância. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 119, jul/set. (p. 468-481)..
A ontologia de Lukács e a restauração da crítica ontológica em Marx Revista Katálysis. DUAYER, Mario; SIQUEIRA, Andrea Vieira; ESCURRA, María Fernanda (2013) A ontologia de Lukács e a restauração da crítica ontológica em Marx Revista Katálysis, Florianópolis, v. 16, n. 1, , jan./jun. 2013 (p. 17-25)..
Não é pelos franceses, é por voce mesmo sobre porque também deveriamos chorar a queimada da catedral. FAUSTINO, Deivision https://deivisonnkosi.kilombagem.net.br/artigos/diversos/nao-e-pelos-franceses-e-por-voce-mesmo-sobre-porque-tambem-deveriamos-chorar-a-queima-da-catedral/ (acesso em 16/08/2020).
A liberdade em obras do jovem Marx. GUEDES, Olegna de Souza (2011) A liberdade em obras do jovem Marx: referências para reflexões sobre ética. Revista Katálysis, v. 14, n. 2, jul./dez. 2011, (p. 155-163).
A relação de classe e raça na formação da classe trabalhadora brasileira. PEREIRA, Ellen Caroline e SAMPAIO, Simone Sobral Sampaio (2018) A relação de classe e raça na formação da classe trabalhadora brasileira. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 133, set./dez. 2018 (p. 432-445).
Serviço Social: razão ontológica ou instrumental?. SILVA, José Fernando Siqueira da (2013) Serviço Social: razão ontológica ou instrumental? Revista Katálysis, Florianópolis, v. 16, n. 1, , jan./jun. 2013 (p. 72-81).

Referência Bibliográfica Complementar para Aquisição

Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos.. BARROCO, Maria Lucia Silva (2001) Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. São Paulo: Cortez..
A constituição da moral brasileira (capítulo 02). BONFIM, Paula (2015) A constituição da moral brasileira (capítulo 02). IN: BONFIM, Paula. Conservadorismo moral e Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumem Juris..
Ética e projetos profissionais. CARDOSO, P. F. G. Ética e projetos profissionais: os diferentes caminhos do serviço social no Brasil. Campinas, SP: Papel Social, 2013..
A moral impermeável (capítulo 02). CARLI, Ranieri. (2017) A moral impermeável (capítulo 02) IN: Ética, moral e ordem: a crítica de Nitzsche e Durkheim ao sujeito ético. Campinas: Papel Social..
Curso de Capacitação Ética para agentes multiplicadores. CFESS. CFESS. Ética e Sociedade. Curso de Capacitação Ética para agentes multiplicadores. Volume 1. Unidade 4. Brasília: CFESS, 2003. (p. 47 a 57)..
O cotidiano e a história. HELLER, Agnes. (1989). O cotidiano e a história, 3ª edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra..
Os sofrimentos do “Homem burguês”. KONDER, Leandro (2000) Os sofrimentos do “Homem burguês”. São Paulo: Editora SENAC..
Ética e Serviço Social um estudo introdutório a partir de G. Lukács. SANTOS, Débora Rodrigues (2018). Ética e Serviço Social um estudo introdutório a partir de G. Lukács. Campinas: Papel Social..
As bases ontológico-materiais da ética.. SANTOS, Débora Rodrigues (2015). As bases ontológico-materiais da ética. IN: AMARAL, Maria Viginia Borges, ALCANTARA, Norma. Trabalho, política vida cotidiana Serviço Social v.01, Maceio.
O humanismo em Clarice Lispectro. SOUZA, Ana Aparecida Arguello. (2006). O humanismo em Clarice Lispectro: um estudo do ser social em A hora da estrela São Paulo: Musa Editoras; Dourados: UEMS..
Algumas considerações sobre valor e ética. PAIVA, Beatriz Augusto de. (2008) Algumas considerações sobre valor e ética. IN: BONETTI, Dilséa Adeodata, SILVA, Marlise Vinagre, SALES, Mione Apolinário. Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis. 9ª edição, São Paulo: Cortez..
Lukács e o tratamento ontológico da ética. SOUSA, Adrianyce A. Silva de (2016). Lukács e o tratamento ontológico da ética (capítulo 03, item 3.5) IN: SOUSA, Adrianyce A. Silva de Lukács e o Serviço Social brasileiro. Curitiba: Prismas..
Rupturas, desafios e luta por emancipação. TORRES, Andrea A. e CARDOSO, Priscila F. G. Rupturas, desafios e luta por emancipação: a ética profissional no Serviço Social brasileiro. LIDUINA, Maria de O. e S. (org.). Serviço Social no Brasil: histórias de resistências e de ruptura com o conservadorismo. São Paulo: Cortez, 2016. (p. 183 a 192)..
A emancipação humana (capítulo 03). VIEIRA, Zaira Rodrigues (2018) A emancipação humana (capítulo 03) IN: VIEIRA, Zaira Rodrigues Trabalho e Emancipação humana em Marx: os grundrisse. Campinas: Papel Social..

Poesias de Referência

Para os que Virão

Como sei pouco, e sou pouco,

faço o pouco que me cabe

me dando inteiro.

Sabendo que não vou ver

o homem que quero ser.

Já sofri o suficiente

para não enganar a ninguém:

principalmente aos que sofrem

na própria vida, a garra

da opressão, e nem sabem.

Não tenho o sol escondido

no meu bolso de palavras.

Sou simplesmente um homem

para quem já a primeira

e desolada pessoa

do singular - foi deixando,

devagar, sofridamente

de ser, para transformar-se

- muito mais sofridamente -

na primeira e profunda pessoa

do plural.

Não importa que doa: é tempo

de avançar de mão dada

com quem vai no mesmo rumo,

mesmo que longe ainda esteja

de aprender a conjugar

o verbo amar.

É tempo sobretudo

de deixar de ser apenas

a solitária vanguarda

de nós mesmos.

Se trata de ir ao encontro.

(Dura no peito, arde a límpida

verdade dos nossos erros.)

Se trata de abrir o rumo.

Os que virão, serão povo,

e saber serão, lutando.

Thiago de Mello

Músicas

Construção – Chico Buarque.
O samba do operário (Cartola).
Opera do Malandro – Chico Buarque.
Triste, louca ou má (Francisco, el Hombre).
AmarElo (Emicida).
Cidadão Cidadã – Caetano Veloso.
Maneiras (Zeca Pagodinho).
Unimultiplicidade (Ana Carolina).
Carne e osso (Zélia Duncan).
O mundo (Karnak).
Solo le pido a Dios (Mercedes Sosa).

Lives

Ciclo de Debates: “Entre a escravidão e a busca pela dignidade do trabalho: os limites do capital”: Formação da classe trabalhadora brasileira e capitalismo dependente - Marcelo Badaró (UFF) e Carla Ferreira (UFRJ)..