Módulo 02

DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADEHUMANA E SERVIÇO SOCIAL
Parte 01: Direitos Humanos, a análise da diversidade humana e o Serviço Social
Ementa: Direitos Humanos e Diversidade Humana e os limites da emancipação política. Concepção de Direitos Humanos e Diversidade Humana em uma perspectiva de totalidade. Auto organização dos sujeitos no capitalismo contemporâneo e emancipação humana. Direitos Humanos e Serviço Social.

Eixo 01: Sociedade capitalista-hetero patriarcal-racista: violações de direitos humanos e da diversidade humana no front da luta de classes. Contribuições ao entendimento dos Direitos Humanos e da Diversidade Humana em uma perspectiva de totalidade

Eixo 02: Direitos humanos, Diversidade Humana e Serviço Social: crítica ao conservadorismo e contribuição estratégica contra as violações de direitos e a reprodução dos preconceitos.
Novos vídeos em breve!

-->

Conteúdo complementar ao Módulo

Relações afetivo sexual e identidade de gênero: implicações para o Serviço Social
Feminismo e Racismo
Racismo na constituição sócio-historica brasileira e suas implicações para o Serviço Social

Filmes de Referência

O aborto dos outros (2008). É um documentário dirigido por Carla Gallo. O Aborto dos Outros é um filme sobre a maternidade no seu ponto limite. A narrativa percorre situações de aborto dentro de hospitais públicos que atendem mulheres vítimas de estupros, interrupções de gestações em casos de má-formação fetal sem possibilidade de sobrevida depois do nascimento e abortos clandestinos. O documentário mostra os efeitos perversos da criminalização para as mulheres e aponta a necessidade de revisão da lei brasileira..
O segredo de Brokeback Mountain (Ang Lee, 2006). Sinopse: Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennie Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre (Randy Quaid) em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma (Michelle Williams) tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre..
Essa estranha atração – Paul Bogart (1988). Sinopse: Baseado na peça homônima da Broadway, o filme mostra a vida amorosa de Arnold Beckoff, um artista de Nova York que estrela um show de travestis. Em busca de amor e aceitação, Arnold enfrenta desilusões, a tristeza pela morte do namorado, e tem de passar a limpo a complicada relação com sua controladora mãe, interpretada magistralmente pela atriz Anne Bancroft..
As sufragistas. O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. A história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente..
Selma. A história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos afrodescendentes - uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama, e que estimulou a opinião pública norte-americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965. Em 2015 é comemorado o 50o. aniversário deste momento crucial no Movimento dos Direitos Civis..
Morango e chocolate. David é politicamente envolvido com o regime de Fidel Castro, mas entra em depressão quando sua namorada o deixa. Sua vida muda quando conhece Diego, um jovem artista que vai de encontro com seus ideais..

Referência Bibliográfica Básica

Diversidade Humana, relações sociais de gênero e lutas de classes

SILVA, Marlise Vinagre. Diversidade Humana, relações sociais de gênero e lutas de classes: emancipação para além da cultura. In: Revista em Pauta n.28 – Revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ,2011.

Ir para o link
Luta de classes e a questão da diversidade humana

SANTOS, Silvana M. M. (2019) Luta de classes e a questão da diversidade humana: debate atual e perspectivas político-teóricas. In: Revista Trabalho Necessário v.17, n.32. Rio de Janeiro: UFF.

Ir para o link
Para além dos direitos humanos

TONET, Ivo. Para além dos direitos humanos. Novos Rumos, São Paulo, ano 17, n. 37, p. 63-72, 2002.

Ir para o link
Assistente Social no combate ao preconceito: racismo

ROCHA, Roseli. Assistente Social no combate ao preconceito: racismo. Brasília: CFESS, 2016 (Caderno n. 3 da Série "Assistente Social no combate ao preconceito).

Ir para o link

Referência Bibliográfica Complementar Disponível

Indivíduo e sociedade. Gilmaísa (2017) – Indivíduo e sociedade: sobre a teoria da personalidade em Gyorgy Lukács..
Diversidade sexual como fonte de opressão e de liberdade no capitalismo. SANTOS, Silvana Mara de Morais. (2017) Diversidade sexual como fonte de opressão e de liberdade no capitalismo. IN: Revista Argumentum v. 9, n. 1, p. 8-20, jan./abr.Vitória..
Eurocentrismo e racismo. CARVALHO, Silvia Cristina de Sousa (2017). Eurocentrismo e racismo: o fetiche nas relações sociais da sociedade capitalista. Revista Ser Social, v. 19, n. 41, , jul.-dez Brasília (p. 296-313). .
Projeto ético político e exercício profissional em Serviço Social. CRESS-RJ (Org.) (2013). Projeto ético político e exercício profissional em Serviço Social: os princípios do código de ética articulados à atuação crítica de assistentes sociais. Rio de Janeiro, CRESS-RJ. Disponível em https://bit.ly/3g2KxKD.
CFESS. Revista Inscrita nº14 . CFESS. Revista Inscrita nº14 .
CFESS. Revista Inscrita n.11. CFESS. Revista Inscrita n.11.
CFESS. Revista Inscrita nº 8. CFESS. Revista Inscrita nº 8 .
CFESS. Revista Inscrita nº 3. CFESS. Revista Inscrita nº 3.
Formação social brasileira. CORATO, Carmem (2020). Formação social brasileira: interface com as relações raciais. Revista EM PAUTA, Rio de Janeiro _ 2o Semestre n. 46, v. 18, (p. 38 – 51).
Breves compreensões sobre as “cores” da diversidade sexual e de gênero. SILVA, Anabella Pavão da Silva; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza (2019).Breves compreensões sobre as “cores” da diversidade sexual e de gênero: situando o serviço social. Revista Temporális, Brasília (DF), ano 19, n. 37, jan./jun (p. 102-117) .
CONSERVADORISMO, BANCADA RURALISTA E INDÍGENAS. SILVA, Elizângela Cardoso de Araújo CONSERVADORISMO, BANCADA RURALISTA E INDÍGENAS (2017). Revista Temporalis, Brasília (DF), ano 17, n. 34, jul./dez. (p. 437-457).
O contrário de "casa grande" não é senzala, é quilombo. PROCÓPIO, Ana Paula. O contrário de "casa grande" não é senzala, é quilombo! A categoria práxis negra no pensamento social de Clóvis Moura.
Questão étnico-racial, Estado e Classes Sociais. Revista Ser Social v.19 n.41 (2017). Questão étnico-racial, Estado e Classes Sociais. Periódicos. Unb.br.
A luta contra as explorações/opressões, o debate étnico-racial e o trabalho do Assistente Social. EURICO, Marcia. A luta contra as explorações/opressões, o debate étnico-racial e o trabalho do Assistente Social. Revista Serviço Social e Sociedade n.133. São Paulo: Cortez Editora, 2018..
Legado do Congresso da Virada em tempos de conservadorismo reacionário. MOTA, Ana Elizabeth e RODRIGUES, Mavi (2020). Legado do Congresso da Virada em tempos de conservadorismo reacionário. IN: Revista Katalysis v. 23, n. 2..

Referência Bibliográfica Complementar para Aquisição

A inscrição da Ética e dos Direitos Humanos no projeto ético-político do Serviço Social. BARROCO, M. L. S. (2004) A inscrição da Ética e dos Direitos Humanos no projeto ético-político do Serviço Social. In: Revista Serviço Social e Sociedade. nº 79, São Paulo: Cortez. .
Liberalismo e direitos humanos. COSTA, G. M. (2003) Liberalismo e direitos humanos. Revista Serviço Social e Sociedade. nº 74 São Paulo: Cortez..
Direitos Humanos e Serviço Social. FORTI, Valéria & BRITES, Cristina (Orgs.) (2013) Direitos Humanos e Serviço Social: polêmicas, debates e embates. Rio de Janeiro: Lumen Juris..
Direitos Humanos e Questão Social na América Latina. FREIRE, Silene de Moraes. Direitos Humanos e Questão Social na América Latina. Rio de Janeiro: Gramma, 2009. .
Sobre a questão judaica. MARX, Karl. (2010) Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo. (2009) Expressão Popular..
Direitos Humanos e Serviço Social. RUIZ, Jefferson Lee de Souza & PEQUENO, Andreia Cristina Alves; (2015) Direitos Humanos e Serviço Social. São Paulo: Saraiva..
Marxismo e direitos humanos. MÉSZÁROS, István. (2008). Marxismo e direitos humanos. In: Filosofia, ideologia e ciência social: ensaios de negação e afirmação. São Paulo, Boitempo..
Direitos Humanos e concepções contemporâneas. RUIZ, Jefferson Lee de Souza. (2014) Direitos Humanos e concepções contemporâneas. São Paulo: Cortez..
Ética em movimento. SANTOS, Silvana Mara de Morais. (2016) Ética em movimento: curso de capacitação para agentes multiplicadores/as. Brasília: CFESS, (Ética e direitos humanos, Módulo 3.).
História Social dos Direitos Humanos. TRINDADE, J. D. L. História Social dos Direitos Humanos. São Paulo: Petrópolis, 2002..
Os Direitos Humanos na Perspectiva de Marx e Engels. TRINDADE, José Damião de Lima. (2011). Os Direitos Humanos na Perspectiva de Marx e Engels. São Paulo: Ôfega/Ômega. .
Projeto Profissional e organização política do Serviço Social brasileiro. RAMOS, Sâmya R. & SANTOS, Silvana Mara M. (2016). Projeto Profissional e organização política do Serviço Social brasileiro: lições históricas e lutas contemporâneas. In: SILVA, M. Liduína de Oliveira (Org.) Serviço Social no Brasil: história de resistências e de ruptura com o conservadorismo. São Paulo: Cortez..
Direitos, desigualdade e diversidade. SANTOS, Silvana Mara de Morais. (2008). Direitos, desigualdade e diversidade. In: Boschetti, Ivanete (at al). Política Social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez..
Lutar, dizem elas.... KERGOAT, Daniele. Lutar, dizem elas...Recife: Edições SOS CORPO, 2018.
Racismo estrutural. ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019..
Genocídio do negro brasileiro. NASCIMENTO, Abdias. Genocídio do negro brasileiro. São Paulo: Perspectivas, 2016..
Feminismo, Diversidade Sexual e Serviço Social. CISNE, Mirla & SANTOS, Silvana M.M. Feminismo, Diversidade Sexual e Serviço Social. Cortez, 2018..

Poesias de Referência

Prisões inúteis

Explosão, movimento, grito

Espanto, espasmo, desencanto,

Nervo exposto na rua desperta

Multidão caminha inquieta.

Mil rostos, mil punhos erguidos

Bandeiras lhes dão abrigo

Faixas, ditos e gritos

Falam por mil vozes.

A policia infiltra, ataca

Persegue, espanca, mata

As cadeias se abrem

As portas se fecham

É preciso ferver a água

Para matar o peixe

Na água massa incontida

São jogadas as redes

Pesca funesta, caça

Camburões, delegacia

Galés modernas

Novos navios negreiros.

Meus irmãos estão presos

Muitos já estavam lá

Porões onde escondem

Os restos de minha classe.

Os verdadeiros criminosos

Estão no governo dando ordens

A criminosos fardados

Que garantem a ordem.

O rio rua transborda

Arrasta as margens que o oprimem

As portas se abrem

As cadeias se fecham

É inútil.

Não há grades que prendam

Quem descobriu

Que é livre!

Mauro Iasi (outubro de 2013)

Músicas

Johnny Hooker (part.Liniker) - Flutua.
Seu Jorge, A Carne Com Eliza Soares.
Gonzaguinha, Caminhos do coração.
Titãs, Comida.
Mangueira, História para ninar gente grande.
Ney Matogrosso, Miséria no Japão.

Lives

Racismo e eugenia na formação social brasileira.
Sobre a questão judaica.
Direitos humanos e concepções contemporâneas.
Direitos humanos em tempos de pandemia.